terça-feira, 27 de maio de 2008

O desafio I .





Boa tarde, alunos !

Na 802 e 803 aprendemos e partilhamos com muito diálogo sobre o tema : LIBERDADE. Momento de motivação e partilha. Utilizamos a fábula "O lobo e o cordeiro" com aprofundamentos de Marisa Lajolo em Histórias sobre ética !

Usarmos a LIBERDADE para promover o mal é importante ? Condiz aos conceitos éticos ?
Que sejamos JOVENS capazes de construir uma sociedade baseada no respeito, amor e partilha. Liberdade é a ferramenta que temos para inaugurarmos um novo tempo com atitudes de AMOR.

Respondam nos comentários (abaixo) : Você é um jovem construtor de uma liberdade que promove a paz ?





  • Os 10 primeiros comentários serão recompensados ! Ah, não esqueça de por o nome completo e a turma !

Olá turma 700 !!!

Nossa aula de hoje contribuiu para que descobríssemos o valor que temos como pessoas !
1ª exposição e apresentação do trabalho pedido .




  • Os trabalhos ficaram lindos ...


  • Adorei a participação de cada um !


  • Adorei a exposição dos bonecos / as declarações pessoais e acima de tudo: o desejo de se tornarem maiores vencendo os próprios obstáculos !


  • Parabéns para todos !


Que sejamos construtores da paz !
Que sejamos éticos, capazes de transformar a sociedade com atitudes de amor !
Que o diálogo seja uma das grandes ferramentas para a promoção da PAZ .

Abraços,

Profº Rodrigo .


terça-feira, 20 de maio de 2008

Vale a pena LER.


Em busca dos mistérios e do sentido da vida

* Estamos trabalhando VALORES em sala de aula. Quem sou eu ? Quem é você ?

Leia ou imprima esse texto para ler com calma, vale a pena !!!

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Existir, por si só, é algo misterioso... Afinal, quem somos nós? Qual o sentido das nossas vidas? O que significa dizer que somos livres? E até que ponto podemos conhecer a realidade? Eis, aqui, a nossa própria existência em questão. Pois tais interrogações, dentre tantas outras, incidem sobre a compreensão que possamos ter das nossas vidas, como das nossas relações com os outros, e afetam a nossa visão do mundo, se paramos para pensar...

Faz perguntas quem questiona a pretensa obviedade das coisas. Para tanto, precisamos saber que não sabemos algo. E isso nos põe em condições de aprender. Pois o “óbvio” não será apenas aquilo em que paramos de pensar, ou repetimos sem pensar?

Por isso, dentre outras razões, o filósofo é amigo da sabedoria. E aquele que é amigo, que ama a sabedoria, sabe que a cada encontro de uma idéia surge um novo ponto de partida, e que ela não está nunca acabada. A Filosofia, desde as suas origens, na Grécia Antiga, requer uma mutação do olhar e de nossas relações com a vida e com o conhecimento. Nesse caso, será preciso exercitar um certo estranhamento frente à realidade, desde as coisas mais simples ou aparentemente já sabidas. Há, aqui, uma atitude, onde o pensar é desafiado a ir além de si mesmo. Ante essa atitude, que assume a própria perplexidade e admiração como ponto de partida, a Filosofia é um convite ao diálogo.

Dialogar envolve um aprendizado de escuta do outro e, dada essa condição, a cooperação em uma construção conjunta do conhecimento. Em um diálogo não disputamos idéias, mas, em solidariedade investigativa, acompanhamos o raciocínio do nosso interlocutor, testando hipóteses, observando contradições, construindo novas formas de ver e de abordar um tema, conhecendo o nosso próprio processo de conhecer. Mais que isso, dialogar é ouvir também o silêncio das vivências que impregnam as idéias e as interrogações do outro, para que possamos partilhar um caminho.

O filosofar tece, assim, a forma como cada um de nós se relaciona com a sua existência e com o seu crescimento. Surge assim um convite a pensar naquilo que é, ainda, não-pensado, a ir ao encontro dos nossos próprios limites, condição de sua superação. Esse convite em direção ao alargamento de nossos horizontes de sentido põe em jogo as nossas relações com os outros, com nós mesmos, com o meio ambiente e com o conhecimento. O caminho, porém, é duplo, e um trabalho interior interage com as relações educativas que mantemos com os demais. Pois a jornada de nossas vidas, a fazemos simultaneamente sós e acompanhados, quando conjugamos a aventura de ser eu com essa outra, a de sermos também nós, na gradativa descoberta e invenção do sentido de nossa condição humana.

Se nos dispomos a buscar o sentido de nossas vidas, não deveremos tocar, de algum modo, em seus mistérios? E isso não poderá tornar a vida ainda mais interessante?

Sérgio A. Sardi,
Professor do Departamento de Filosofia da PUCRS.
Doutor em Filosofia pela Unicamp, SP.

Continuação do ASSUNTO.

Alunos, leiam esse "trecho" de uma entrevista realizada pela Revista Mundo Jovem.

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Mundo Jovem: Olhando para o mundo, que temas filosóficos, éticos, são mais urgentes para a juventude se preocupar?

Thomas: Acho que a questão, por exemplo, da violência é um tema forte.

Na última década a violência aumentou bastante no Brasil. Na Europa estou percebendo que ela também está aumentando. São formas diferentes, mas nós temos muitos jovens extremamente violentos. De repente, uma gangue de jovens tem uma vontade de torturar alguém... Da forma que eu vejo as coisas, penso que isto tem alguma coisa a ver com a educação das emoções. Os jovens têm cada vez menos empatia com outras pessoas, não exercitam se pôr na pele de outra pessoa, comunicar-se emocionalmente. Isso, aliás, é um tema que a filosofia negligenciou durante décadas. Hoje está se descobrindo novamente.

Eu acho que nas escolas o cuidado com as emoções, com a reflexão sobre as emoções, falar sobre elas, falar sobre as conseqüências de determinadas condutas para outras pessoas, isso tem que ser bastante promovido e me parece ser uma medida urgente para diminuir a violência.

Um outro assunto bem diferente é a miséria; as questões ecológicas, o que causa o efeito estufa, do clima que hoje em dia ninguém ousa negar que ocorre uma mudança climática dramática. Inclusive aqui, no Brasil, alternativas que tornam o país cada vez mais independente do petróleo, são muito importantes.

Em meu país, o uso de bicicletas desempenha um grande papel. Também na China, a bicicleta tem essa função de meio de transporte que preserva a natureza. Vale a pena incentivar todas as tecnologias que economizam energia.

A humanidade precisa economizar mais os recursos, pois daqui a 30, 40 anos, o planeta terá nove bilhões de seres humanos e a escassez será muito mais avançada, então é preciso se preparar para isso, vivendo com um consumo menor.

Valores, atitudes e normas.

Olá alunos,

Hoje falamos sobre os Valores que possuímos como PESSOA HUMANA e CIDADÃOS. As ATIDUDES que tomamos em diversos ambientes: escola, casa, rua, trabalho etc. E as NORMAS existentes para que a sociedade se organize ente si.

Escolhi alguns trechos sobre a importância de filosofarmos! Afinal, o que é FILOSOFIA?

"De que trata a Filosofia? Trata de nos perguntarmos o porquê de perguntarmos, o porquê de existirmos, o porquê de termos em nós tantos quereres, tantas incertezas, de sermos escravizados por tantas ilusões. A Filosofia trata, também, de nos apresentar a vida noutra perspectiva: uma perspectiva na qual o valor das coisas não está apenas em seu uso como instrumento para atingir algo; por extensão, nos mostra que o valor do conhecimento não pode ser medido apenas pelo que ele resolve das carências e problemáticas cotidianas, mas principalmente pelo que pode nos acrescentar em termos de humanidade: capacidade de compreender a nós mesmos como seres históricos, criativos, capazes de erguer, destruir e reconstruir coisas belas1. A Filosofia trata de tudo o que é humano: das capacidades humanas de criação, de simbolização, de expressão, de paixão e trata das possibilidades de construção de relações sociais pautadas pela ética, pelo respeito e pela justiça de fato."

Abração !!!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Escrever bem !


Uma super dica para quem costuma "errar" na pontuação !
Clique na imagem e veja que bacana, alunos !



Abração !

Prof. Rodrigo.

Ah, leiam sobre o trabalho abaixo, hein ?

Retrato falado

Já que estamos falando de ser humano, então vai aqui uma super dica de JOGO.
Você pode criar o seu próprio retrato falado, é um barato!
Pois sabemos que toda pessoa humana possui as suas próprias características, assimo como você é ÚNICO. Isso é muito bonito e importante, sabia?
Cada um é único !
Acesse o link abaixo e jogue, é super legal e fácil.


http://flashface.ctapt.de/


Boa diversão !
Espero que gostem !

Trabalho !


Tema : Quem sou eu no mundo ?

Estamos trabalhando de forma concisa o nosso papel de pessoa humana na sociedade. Porém é necessário que haja um entendimento sobre quem somos, pois não compreenderemos o meio social sem antes nos conhecermos bem !

Estudaremos em breve : Cidadania e Civismo.


No primeiro texto postado (publicado) aqui neste BLOG, ressaltei o que é ética e cidadania. Leia com atenção ! Você precisará dele na prova !

+



Vamos ao trabalho ?

Data de entrega e apresentação : 27 de maio.
Valor: 20 pontos (sujeito à mudanças).
Tipo: individual.

Como deve ser montado ?

R: Faça em papel grande (pardo ou branco) a figura do seu corpo, pessoa. Mas capriche no visual - recorte pedaços de panos e faça a camisa, calça, cinto etc ! Use cabelos superficiais que encontramos em qualquer loja de 1,99 e crie você como personagem bem legal ! Use tinta, giz de cera, canetinha, brilho, lápis etc ! Recorte a "pessoa" .

* Se não souber desenhá-lo , peça ajuda aos colegas !

Escreva as QUALIDADES no braço direito do boneco que é VOCÊ.
Escreva os DEFEITOS no braço esquerdo.
Escreva as SOLUÇÕES a serem tomadas para que você vença esses defeitos - pois temos defeitos que nos atrapalham e que com boa vontade podemos retirá-lo da nossa vida, causando assim uma melhor QUALIDADE de VIDA para nós.

Escreva o que foi pedido em pequenos pedaços de papel e cole discretamente no boneco !

APRESENTAÇÃO :

a) A apresentação será feita por ordem da chamada .

b) Utilizaremos som (isso ficará por minha conta alunos).

c) Cada aluno deverá se dirigir à turma com BOM DIA ! Logo após, apresente e fale sobre você na figura do boneco(a). Partilhe o que você mais gosta e o que o incomoda, depois aponte o que você pensou em ATITUDES que podem favorecer uma mudança em sua vida !

* Será um momento de grande descontração !

Não perca tempo !!!
Capriche no visual do seu boneco, pois ele é VOCÊ.

Obs: Todos os trabalhos serão expostos no mural da sala de aula .

+

Moral : Se identificar como pessoa humana e fator protagonista de mudanças, seja pessoal, seja no meio em que vive.


Um abração e até a próxima semana !
Deixe aqui o seu recadinho !!!

Profº Rodrigo Rudi .


Boas vindas !



Olá alunos !


Sejam bem vindo aos complementos da aula de ética e cidadania !
Acolho com alegria as turmas : 800, 801, 802 e 803 ! Também as turmas 700 e 701.

Este é um espaço para trocarmos idéias, relembrarmos a matéria dada em sala de aula e oferecer a cada um, mais conteúdo para que vocês façam os trabalhos, as avaliações e os exercícios com clareza!

_____________________________________ Vamos trabalhar ?

Na primeira aula relembramos o que é ética e cidadania ! Afinal, o que é mesmo ?

A ética constitui um conjunto de normas, informais e relativamente flexíveis, que estabelece um padrão para o comportamento dos indivíduos num determinado grupo.
A partir da opinião comum, ou seja, de um consenso entre as pessoas que convivem em comunidade/sociedade sobre o que é correto ou não, geram-se regras que permitem às pessoas um convívio mais pacífico.

Apesar de o termo "ética" definir, essencialmente, regras não-escritas, associações como os Conselhos profissionais (CRM, CRP, CRO...) podem oficializar um Código de Ética, que serve para que seja mais fácil determinar quando um profissional agiu de maneira incorreta, podendo assim aplicar a ele a devida punição (que será feita dentro dos próprios círculos de atuação desta associação).

Cidadania são os direitos e deveres do cidadão. Ela pode ou não ser exercida, mas, ao contrário da Ética, que só existe quando o próprio indivíduo a reconhece e a impõe a si, a cidadania é concedida à pessoa quando o grupo (o país onde ele mora, por exemplo) o reconhece como cidadão.

Assim como a ética, o conceito de "cidadania" é flexível, pois é determinado por cada grupo social chega a um certo acordo sobre quais são os comportamentos a serem tomados para que a vida em sociedade esteja livre de conflitos.

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Na aula de hoje, 13 de maio de 2008 (terça-feira) falamos sobre: * Valores e atitudes, autonomia, normas e regras ! Trabalhamos o valor da pessoa humana, o valor que possuimos, a ética no trabalho, na escola e em família | parabéns .